http://meajuda.clubpetro.com/support/solutions/articles/48000941689-indice-de-fidelidade
O número do sucesso, entenda como ele é gerado e a importância dele!
Um cliente passa no seu posto, completa o tanque, acerta a conta, entrega o cartão de fidelidade para receber seus pontos. É uma venda fidelizada para a conta!
Mas e agora, o que fazer no final do dia quando temos 500 vendas fidelizadas, foram muitas? Foram poucas? Como sintetizar isso em um único número?
O Índice de Fidelidade resume tudo isso! De forma simples, é o número de vendas fidelizadas dividido pelo total de vendas feitas. Ou seja, se você fidelizou 60 vendas de 100 vendas no dia, seu Índice de Fidelidade é de 60%.
Tudo bem, entendemos como funciona o índice, mas como saber se está bom ou ruim?
Vamos lembrar primeiro que um cliente fidelizado consome mais do que um não fidelizado, em média duas vezes mais. Se seu índice de fidelidade é 10% quer dizer que 90% das suas vendas poderiam ter consumido mais. Ou seja, o índice ainda está muito baixo.
Então o certo é ter 100% de fidelidade? Se possível, é isso mesmo! Mas é quase impossível esse número, porque sempre tem clientes passageiros, que não se interessam em fazer parte do Programa de Fidelidade porque vão abastecer uma única vez. O Índice de Fidelidade ideal é 65%, assim garantimos que todos os clientes estejam voltando ao posto, e que também estamos atendendo um número razoável de clientes passageiros, de 65% para cima é rumo ao sucesso.
Ou seja, abaixo de 60% ou 65% seu posto ainda está deixando de vender bastante, quanto mais distante desse valor, mais você deixará de vender!